Homens vs Mulheres 

A eterna comparação, os para sempre rivais, um binómio que ainda tentamos desmistificar. Afinal, quais são realmente as diferenças de rendimento entre sexos? Será um deles fisicamente mais capaz do que o outro?

Nesta rubrica iremos por frente a frente as performances entre sujeitos do sexo masculino e do sexo feminino em diversos contextos, para entender em que situações e exigencias um supera o outro na capaciade de resposta do esforço.

Neste primeiro capítulo vamos averiguar a performance de ambos os sexos em contexto de esforço de endurance!

 

 Endurance

Os desportos de endurance caracterizam-se pela realização de movimentos cíclicos ao longo de elevadas distâncias induzidos níveis de fadiga máximos.

Só a partir de meados dos anos 60 é que foi permitida a participação de mulheres em eventos de endurance sendo que a massificação da participação começou nos anos 70 para as maratonas. Esta massificação explica o rápido decréscimo dos tempos recordes para as mulheres num curto espaço de tempo (10-15anos) comparativamente ao desenvolvimento dos recordes nos homens.

Este “atraso” temporal entre sexos levou alguns autores a pensar que um dia os tempos recorde das mulheres superariam os tempos recorde dos homens o que devido a fatores fisiológicos parece pouco provável.

 

Diferenças na Performance

Os tempo recorde das mulheres são tipicamente, 10-12% inferiores comparativamente aos dos homens, para eventos de corrida. Em eventos de natação estas diferenças reduzem para cerca de 7% estando esta redução provavelmente associada à natureza viscosa da água e os seus efeitos na produção de potência e velocidade. Além disso, as mulheres tendem a demonstrar níveis de massa gorda superiores (5-10%) aos dos homens. Como a gordura flutua na água, ao comparar os seus efeitos com eventos realizados na terra, é expectável que a massa gorda tenha um maior efeito negativo nos eventos terrestres comparativamente aos eventos aquáticos.

 

Fatores Fisiológicos Determinantes

Existe um conjunto de fatores fisiológicos que determinam ou limitam a performance de endurance. São considerados como fatores-chave:

  • VO2 máximo
  • Limar de lactato
  • Eficiência

 

De entre estes fatores aquele que significativamente marca as diferenças entre sexos é o VO2 máximo.

O VO2máximo ou consumo máximo de oxigénio pode ser entendido como a capacidade de o organismo captar, fixar, transportar e efetivamente utilizar o oxigénio para produzir energia e consequentemente contrações musculares que produzem o movimento. Esta variável pode ser expressa em valores absolutos ou em valores relativos à massa corporal do/a atleta.

As mulheres atletas apresentam o VO2máx cerca de 10% menor relativamente ao dos homens atletas. Estas diferenças são normalmente atribuídas a uma combinação de maiores níveis de massa gorda e menor massa de glóbulos vermelhos para uma determinada massa corporal.

Além disto, também existe diferenças entre sexos nas adaptações ao treino pois os (1) aumentos no volume de sangue que é ejetado pelo coração durante a sua contração e (2) a massa cardíaca são menores comparativamente ao que acontece nos homens sendo que estes fatores podem afetar o VO2máximo.

Não obstante estas diferenças entre sexos no desempenho de endurance é importante salientar que noutros enquadramentos a fisiologia associada ao sexo feminino confere propriedades consideradas como mais vantajosas comparativamente às propriedades fisiológicas no sexo masculino mas isso fica para outro VS.

 

Referências:

 

Joyner, M. J. (2017). Physiological limits to endurance exercise performance: influence of sex. The Journal of physiology595(9), 2949-2954.

Sobre o autor: Pedro Henriques

Leave A Comment

Junte-se a nossa newsletter

Receba as notícias em primeira mão